Escoliose: a coluna torta e suas causas


A coluna torta é o nome popular para a escoliose, desvio da coluna vertebral no plano frontal. Ou seja, olhando a coluna de frente ela está desviada para a esquerda ou para a direita. Hoje sabemos que essa deformidade é tridimensional, causando, além desse desvio, uma rotação da coluna vertebral, sendo responsável pela assimetria das mamas e caixa torácica.

Existem diversos tipos de escoliose a mais comum é a idiopática com cerca de 80% dos casos, outras causas mais comuns são:

Causas da Escoliose

Em cerca de 80% dos casos, nenhuma causa é encontrada. Nestas situações a chamamos de escoliose idiopática. Atualmente, os diversos estudos publicados têm demonstrado uma relação familiar nos casos de escoliose que teria uma etiologia genética.

Não podemos esquecer que, além da escoliose idiopática, existem outros tipos de escolioses com causa bem definida, como, por exemplo, na paralisia cerebral, ou outras de fundo neurológico, bem como escolioses causadas por má formação (escoliose congênita), poliomielite, distrofias musculares, síndromes específicas (Marfan, Rett, Ehlers-Danlos etc.) e tumores.

Também temos a escoliose secundária a uma assimetria de membros inferiores. Atualmente tem aumentado muito a incidência da degenerativa e da chamada “escoliose do adulto” devido ao envelhecimento da população.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852