Acre recebe tecnologias de ponta em Neurocirurgia


O centro cirúrgico do Hospital das Clínicas do Acre está prestes a se equiparar aos mais modernos do mundo, com os investimentos realizados pelo INAO - Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental, empresa contratada pelo Governo do Estado do Acre para prestação de serviços neurológicos. Foram mais de R$ 1,4 milhão investidos na compra de equipamentos de ponta para auxiliar nas neurocirurgias de tumores cerebrais, aneurismas, traumas, dentre outras realizadas pela empresa em Rio Branco.

Dentre os equipamentos adquiridos pelo INAO, está o moderníssimo neuronavegador, que funciona como uma espécie de GPS tridimensional do cérebro. “A neuronavegação é um recurso utilizado nas neurocirurgias para conseguir localizar com mais segurança e precisão uma lesão no interior do cérebro”, explica Dr. Bruno Lobo, diretor do INAO. É possível inserir a tomografia ou ressonância magnética no paciente no sistema para que o Neuronavegador passe a mostrar na tela, em três dimensões, a localização da lesão e do instrumento cirúrgico. Desta forma, o cirurgião sabe com maior facilidade, precisão e rapidez onde deve intervir, se existem vasos sanguíneos importantes na região e até a exata extensão de um tumor, permitindo a sua completa retirada.

Além do neuronavegador, também foram adquiridos pelo INAO e disponibilizados para atendimento à população no Hospital das Clínicas um aspirador ultrassônico, que quebra e aspira as células tumorais, e dois craniótomos, equipamentos que permitem a realização de cortes de maior precisão e segurança no crânio dos pacientes. Eles se juntam ao microscópio cirúrgico Zeiss, de tecnologia alemã que permite realizar exames durante o procedimento cirúrgico, e que já estava sendo utilizado para cirurgias pelos profissionais do INAO no Acre.

“Desde que o INAO foi contratado para realizar as neurocirurgias pelo Governo do Acre, este é um desejo dos profissionais da empresa: dispor de equipamentos modernos que permitam realizar os procedimentos com mais segurança e precisão, tanto para os médicos quanto para os pacientes. Agora a população do Acre já pode contar com o que há de mais moderno em neurocirurgia, e o Hospital das Clínicas não fica devendo em nada aos maiores centros do país em termos de tecnologia”, orgulha-se Dr. Bruno Lobo.

Nesta quarta-feira, o neurocirurgião do INAO, Dr. Iván Ortiz, apresentará os novos equipamentos ao Governador Tião Viana e o Secretário de Saúde, Gemil Júnior, que farão uma visita ao Hospital das Clínicas, às 9hs, para conferir de perto as novas tecnologias trazidas pela empresa para modernizar as neurocirurgias no Acre.

Governador

Dr. Iván Ortiz recebeu o Governador Tião Viana no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas de Rio Branco e pôde apresentar os modernos equipamentos adquiridos pelo INAO. Tião Viana se mostrou encantado com o nível tecnológico das cirurgias que serão ofertadas à população.

“Isso dá orgulho porque do outro lado da história quem é o beneficiado? É o cidadão humilde, é a dignidade humana, é a vida. Então isso escreve uma linda e nova página da neurocirurgia e da saúde pública na Amazônia. E eu tenho muita gratidão e admiração pelo INAO por este trabalho”, destacou o governador.

Dr. Iván Ortiz fez questão de destacar para o Governador Tião Viana a importância de uma equipe bem treinada e engajada na prestação de um serviço de qualidade. “De nada adianta tanta tecnologia sem uma equipe afinada, que possa manusear os equipamentos com precisão. Nada aconteceria neste centro cirúrgico sem a participação desta equipe”, ressaltou o neurocirurgião. Tião Viana agradeceu o envolvimento de todos os funcionários no excelente atendimento que têm prestado à população do Acre.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852