INAO alerta sobre os males do cigarro para o cérebro

31/05/2016

 

          Das doenças relacionadas ao tabagismo, talvez as mais silenciosas sejam aquelas que afetam o cérebro. O fumo aumenta substancialmente o risco de acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, e de ruptura de aneurismas cerebrais, duas condições gravíssimas e que não costumam apresentar sintomas perceptíveis para os pacientes. O alerta é feito pelos neurologistas do Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental (INAO), de Porto Velho, que aderiram à campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) neste 31 de maio, “Dia Mundial Sem Tabaco”.

          “Os efeitos do cigarro no sistema nervoso central aumentam o risco de AVC, ocasionam irritabilidade, cefaleia, transtorno do humor, risco de trombose cerebral e até demência”, explica a neurologista do INAO Lalsemi Luiza Silva, que atua no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (HEURO). E o risco não é pequeno.

          De acordo com dados produzidos da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, dois terços dos casos de ruptura de aneurisma estão diretamente relacionados ao tabagismo. O aneurisma é caracterizado por uma dilatação anormal de uma artéria, que pode bloquear o fluxo sanguíneo numa determinada região do cérebro, ou até mesmo se romper, causando hemorragia.

          Além disso, o fumo duplica os riscos de AVC porque causa endurecimento (arteriosclerose) das paredes das artérias e faz com que o sangue fique mais propenso a coagular e desencadear o acidente vascular. E voltar fumar após ter sofrido um derrame aumenta em até três vezes o risco de morte.

          Por isto em 2016 a campanha da OMS para este Dia Mundial Sem Tabaco é focada na alteração das embalagens de cigarro. Sob o lema "Preparem-se para a embalagem simples", a organização apelou aos países que proíbam o uso de logotipos, cores, imagens de marca e informação promocional nos maços de tabaco. Para a OMS, os maços devem exibir apenas o nome da marca e do produto com uma letra padrão num fundo de cor pré-definida, para reduzir a atratividade do produto.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Crianças podem sofrer de ansiedade devido à pandemia

June 1, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852