INAO promove treinamento de Doppler Transcraniano no HB

O exame permite uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva

Neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de Setembro, o INAO promoveu no Hospital de Base em Porto Velho o Treinamento de Doppler Transcraniano para sua equipe de neurocirurgiões. O equipamento é uma espécie de ultra-som que analisa o fluxo sanguíneo das principais artérias que abastecem o cérebro.

O exame permite uma avaliação cerebrovascular rápida, segura e não-invasiva, auxiliando no diagnóstico e tratamento de acidentes vasculares cerebrais (AVC) isquêmicos, hemorragias intracranianas devido a rotura de aneurismas cerebrais, pesquisa de vasoespasmo intracraniano, dentre outras.

O curso, teórico e prático, foi proferido pelo Dr. Marcos Christiano Lange, neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná e formado em neurossonologia em Barcelona, na Espanha. Ele destacou que uma das principais vantagens do método são a portabilidade do equipamento, que pode ser facilmente transportado de um local para outro, e o fato de o exame não ser invasivo, podendo ser realizado tantas vezes quantas forem necessárias.

O equipamento também é comumente utilizado para auxiliar no diagnóstico de morte encefálica. De acordo com o Dr. Bruno Lobo, diretor do INAO e um dos participantes do treinamento, a meta é treinar todos os médicos do Instituto. "A idéia é que todos os que trabalham no INAO estejam aptos para fazer o exame, ao menos para morte encefálica", frisou.

Dr. dá instruções ao diretor do Inao

Dr. Marcos Christiano dá instruções sobre o exame ao Diretor do Inao

Aproximadamente 70% dos médicos do INAO já realizaram o curso de Doppler Transcraniano. A promessa é de que mesmo após todos terem sido treinados, os cursos continuem. "O Doppler é um equipamento que você precisa estar sempre utilizando para ir se aperfeiçoando. Também vamos aprimorando a parte teórica.", destacou o Dr. Bruno Lobo.

Quando toda a equipe do INAO concluir o curso de capacitação, ele será um dos únicos Institutos de neurocirurgia do Brasil a ter todos os integrantes treinados para o uso do Doppler Transcraniano, garante o diretor do INAO.

Posts Em Destaque