Inao traz especialistas de SP para cirurgia crânio-maxilo-facial em RO

Neurocirurgião e Cirurgião Plástico vieram especialmente para operar criança com síndrome rara, que causa deformidades no crânio

Sempre primando pela excelência no atendimento a seus pacientes, seja em atendimento público ou privado, o Instituto de Neurologia e Neurocirurgia da Amazônia Ocidental – INAO, trouxe esta semana a Porto Velho dois renomados médicos da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu-SP, para uma delicada cirurgia no Hospital de Base.

Dr. Aristides Palhares, cirurgião plástico especializado em cirurgia crânio-maxilo-facial, e Dr. Pedro Hamamoto, neurocirurgião, operaram na manhã desta quarta-feira, 17, uma criança de 1 ano de 7 meses com a Síndrome de Apert. Esta rara condição genética causa um desenvolvimento anormal do crânio, permitindo que os ossos se fundam de forma prematura, restringindo o crescimento do cérebro e causando um aumento de pressão e deformidades na face e na cabeça. Outra característica comum associada à Síndrome é a sindactilia, em que os dedos das mãos e dos pés são “colados” uns aos outros.

Dr. Bruno Lobo, neurocirurgião do INAO, destaca que a criança havia sido encaminhada pelo Governo do Estado para atendimento pelo Instituto após vários meses de tratamento fora do domicílio, em Campinas, sem conseguir realizar a cirurgia. “É um procedimento extremamente delicado e nós resolvermos trazer médicos especializados nesse tipo de cirurgia, oferecendo à criança a oportunidade de ser tratada perto de casa e com os melhores profissionais”, ressaltou o diretor. “É também uma oportunidade para que a gente possa conhecer novas técnicas, e sempre aprender e adquirir conhecimento”.

Os médicos da Unesp, acostumados com esse tipo de cirurgia em São Paulo, se mostraram bastante satisfeitos com a estrutura que o INAO disponibiliza para atendimento pelo SUS no Hospital de Base. “Nós operamos aqui como se estivéssemos em casa. Não sentimos falta de nenhum equipamento ou material, tivemos tudo o que era necessário, de forma extremamente ágil. Foi sem dúvida muito gratificante essa experiência em Porto Velho, não só por toda essa estrutura, como também pelo carinho com que fomos recebidos”, destacou Dr. Aristides Palhares.

Dr. Bruno Lobo fez questão de ressaltar que os custos da vinda dos cirurgiões foram arcados pelo INAO, mas que eles não cobraram nenhum tipo de honorário médico. “Assim, não podemos deixar de registrar nossos agradecimentos por terem vindo de forma tão prestativa atender uma criança do nosso Estado. Esperamos que essa parceria possa ainda render muitos frutos”.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852