INAO importa cabeças da Espanha para curso em São Paulo

Em parceria com a Beneficência Portuguesa, Instituto irá realizar o treinamento num dos mais modernos laboratório de microcirurgia do Brasil

Teve início nesta segunda-feira o Curso Prático de cirurgia da base de crânio para tumores e aneurismas cerebrais, oferecido pelo INAO em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa e a Academia Aesculap, em São Paulo.

O curso terá duração de 3 dias, e foi planejado para instrução intensa de neurocirurgiões, contando com uma programação teórica e prática em laboratório, onde os participantes realizarão os acessos cranianos em peças anatômicas, tendo por objetivo desenvolver o conhecimento teórico e a habilidade na abordagem microcirúrgica das lesões da base do crânio.

De acordo com o Dr. Bruno Lobo, do INAO, estes cursos, chamados “hands on”, com parte teórica e prática, já existiam no Brasil, e o precursor deles é realizado na Beneficência Portuguesa. Mas cursos com cabeças preparadas especificamente para a neurocirurgia, com essa qualidade, é o primeiro a ser ministrado no país.

“Cursos com esse material são comuns fora do país, principalmente nos EUA, porque lá existe uma espécie de indústria que fornece as peças. Lá as pessoas doam o corpo em vida pra ciência, pras pesquisas. Então assim que elas falecem as peças já são preparadas, e a cabeça fica bem próxima do natural”, explica o neurocirurgião.

Os cursos atualmente existentes no Brasil não costumam utilizar a cabeça como um todo, mas só o cérebro, ou uma parte do crânio. “Mesmo quando se utiliza a cabeça toda, são peças conservadas em formol, em que o cérebro não está bem preservado, que a pele e o músculo já estão pretos, com tudo ressecado pelo formol”, lamenta.

Cabeças importadas da Espanha

Para o curso, o INAO importou 10 cabeças da Espanha, e realizou uma parceria com o Laboratório de Microcirurgia da BP, um dos mais modernos do país, coordenado pelo Dr. Evandro de Oliveira.

“As cabeças não sangram, obviamente, mas de resto é tudo muito real. Elas são preparadas com corante, deixando as veias azuis e as artérias vermelhas. As peças não ficam congeladas, é feito um tratamento químico que deixa pele, músculos, cérebro, tudo conservado. São peças que simulam muito bem o natural, com ótima consistência e te permite identificar o que é a veia, o vaso, a artéria, o nervo”, garante o médico.

Além do Dr. Evandro de Oliveira, ministrarão o curso os neurocirurgiões Dr. Ali Krisht, dos Estados Unidos, Dr. Pablo Rubino, da Argentina, e Dr. Vicent Quilis, da Espanha. “Será sem dúvida um curso excelente, que atrai inclusive interessados de outros países da América Latina”, garante Dr. Bruno Lobo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852