Equipe de enfermagem do INAO se capacita para utilização de PICC

16/04/2018

Técnica permite inserção de cateter em veia de pacientes com difícil acesso venoso

 

 

 

Umas das principais dificuldades para pacientes que passam longos períodos internados, é manter um acesso venoso (punção na veia) para administração de medicamentos. Para isso, uma técnica avançada vem sendo utilizada com sucesso, o Cateter Venoso Central de Inserção Periférica – PICC, na sigla em inglês.

 

O PICC tornou-se o dispositivo intravascular de longa permanência mais difundido no mundo nas áreas de enfermagem intensiva e neonatal, mas requer profissionais habilitados para sua utilização.

 

Por isso, neste final de semana, a equipe de enfermagem do INAO participou de um curso de capacitação para utilização, manutenção e retirada de PICC, realizado pela Hammes, empresa de Santa Catarina especializada em cursos na área de saúde.

 

A enfermeira Tamy Closs explica que este tipo de acesso venoso traz inúmeros benefícios para o paciente, pois pode ser inserido apenas com anestesia local, no próprio leito hospitalar, e reduz o incômodo para o paciente de ter que passar pelo estresse de inúmeras punções venosas, podendo ser utilizado sem troca por até 30 dias.

 

Além disso, é uma via para administração de uma gama mais variada de fluidos que os acessos tradicionais, como medicações de rotina, antibióticos, nutrição parenteral e até quimioterápicos.

 

“Em pacientes pediátricos, eles já vão para neurocirurgia com o PICC inserido. Mas nem sempre há um profissional disponível para realizar o procedimento. Agora, com toda a equipe habilitada para colocação deste cateter, a rotina das cirurgias vai fluir muito melhor”, ressalta Tamy.

 

Participaram do curso as enfermeiras Aline Lima, Jéssica Teixeira, Valentina Mendonça, Ana Luiza Corrêa e Tamy Closs.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Crianças podem sofrer de ansiedade devido à pandemia

June 1, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852