Equipe de enfermagem do INAO se capacita para utilização de PICC

Técnica permite inserção de cateter em veia de pacientes com difícil acesso venoso

Umas das principais dificuldades para pacientes que passam longos períodos internados, é manter um acesso venoso (punção na veia) para administração de medicamentos. Para isso, uma técnica avançada vem sendo utilizada com sucesso, o Cateter Venoso Central de Inserção Periférica – PICC, na sigla em inglês.

O PICC tornou-se o dispositivo intravascular de longa permanência mais difundido no mundo nas áreas de enfermagem intensiva e neonatal, mas requer profissionais habilitados para sua utilização.

Por isso, neste final de semana, a equipe de enfermagem do INAO participou de um curso de capacitação para utilização, manutenção e retirada de PICC, realizado pela Hammes, empresa de Santa Catarina especializada em cursos na área de saúde.

A enfermeira Tamy Closs explica que este tipo de acesso venoso traz inúmeros benefícios para o paciente, pois pode ser inserido apenas com anestesia local, no próprio leito hospitalar, e reduz o incômodo para o paciente de ter que passar pelo estresse de inúmeras punções venosas, podendo ser utilizado sem troca por até 30 dias.

Além disso, é uma via para administração de uma gama mais variada de fluidos que os acessos tradicionais, como medicações de rotina, antibióticos, nutrição parenteral e até quimioterápicos.

“Em pacientes pediátricos, eles já vão para neurocirurgia com o PICC inserido. Mas nem sempre há um profissional disponível para realizar o procedimento. Agora, com toda a equipe habilitada para colocação deste cateter, a rotina das cirurgias vai fluir muito melhor”, ressalta Tamy.

Participaram do curso as enfermeiras Aline Lima, Jéssica Teixeira, Valentina Mendonça, Ana Luiza Corrêa e Tamy Closs.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852