Você conhece a síndrome do excesso de informação?

19/04/2018

 

O estilo de vida moderno tem imposto condições bastante rigorosas de trabalho para o nosso cérebro. Somos obrigados a lidar diariamente com um volume imenso de informações que nos chegam através do celular, do computador e das redes sociais, enquanto desempenhamos várias atividades ao mesmo tempo, porque nada pode esperar.

 

“Imagina você prestando atenção na tela do computador, atendendo ao telefone, anotando outra coisa aqui, falando com a pessoa do lado, e ainda preocupada com alguma coisa em casa. Chega uma hora que a sua memória de curto prazo não grava mais nada. É a chamada síndrome do excesso de informação”, explica Dr. Vladmir Garcia, Neurologista do Instituto INAO.

 

O médico alerta que essa síndrome é bastante comum principalmente em mulheres, entre 40 e 50 anos, com função executiva, que precisam lidar diariamente com muitas funções ao mesmo tempo. Mas todas as pessoas estão sujeitas a ela com o estilo de vida moderno, extremamente conectado.

 

Mantendo o foco

 

Sabe quando uma pessoa está mexendo no celular, você tenta falar com ela e ela diz que tá te ouvindo, sem nem tirar o olho da tela? Pode esquecer. O que você disser tem alta probabilidade de não ser sequer processado pelo cérebro do seu interlocutor.

Nosso cérebro precisa de foco para gravar as coisas. Sem foco, ele entende que tudo aquilo que você está vendo ou ouvindo não é importante, e não grava.

 

“Você lê o número do telefone do encanador, liga, resolve o problema. Um minuto depois você precisa ligar novamente e pensa: qual é mesmo o número? Não sabe mais. O cérebro não guardou, porque ele entende que o processo já foi concluído. Agora se eu te digo assim: esses seis números são o resultado do próximo sorteio da mega sena. Tem uma chance bem grande de você não esquecer esses números até o dia de fazer o jogo, porque você concentrou todo seu foco de atenção nisso”, garante Dr. Vladmir.

 

E existe alguma maneira de melhorar nossa memória e escapar dessa síndrome do excesso de informação? Foco! Eliminar as distrações e se concentrar, ainda que por curtos períodos, em uma tarefa de cada vez, a uma conversa de cada vez. Mas, será que tem alguém que consiga fazer isso?

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Crianças podem sofrer de ansiedade devido à pandemia

June 1, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852