Dr. Valmor relata caso de neurofibroma em Revista científica

Equipe operou Neurofibroma plexiforme em mediastino posterior no Hospital de Base Dr. Arý Pinheiro

Dr. Valmor Patrício, Ortopedista e especialista em cirurgia de coluna do INAO, fez parte da equipe multidisciplinar de especialista que tratou cirurgicamente um caso de Neurofibroma plexiforme em mediastino posterior, no Hospital de Base Dr. Arý Pinheiro., em Porto Velho.

O caso foi publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - CBC (leia aqui).

Os neurofibromas são tumores benignos, ou seja, não apresentam as características dos tumores malignos (invasão, necrose, metástase). No entanto, podem causar grande sofrimento dependendo do tipo e da sua localização e evolução.

O tipo de neurofibroma operado em Porto Velho é o chamado neurofibroma plexiforme (aparentam ser um novelo de nervos), que é congênito, ou seja, está presente desde o nascimento, embora muitas vezes não seja percebido de imediato.

O paciente tinha 18 anos, e apresentava quadro de dor no tórax e na coluna há mais de dois anos, com uma escoliose em "S". O exame de ressonância magnética demonstrou o neurofibroma envolvendo a coluna, o que demandava sua remoção cirúrgica.

Esta é uma doença bastante rara, havendo poucos casos publicados na literatura mundial. Além do Dr. Valmor, participaram da equipe que publicou o relato de caso na Revista do CBC os médicos Fábio Castelo Branco Girão, Everton Gentil Beltrame, Marcos Alberto Mendonça Veiga e Renata Mariela Carlotto Lima.

Posts Em Destaque