INAO realiza 1º tratamento endovascular de aneurisma pelo SUS

Dr. Bruno Lobo, neurocirurgião do INAO, realizou neste domingo a primeira cirurgia endovscular para tratamento de aneurisma cerebral. A cirurgia foi realizada no Hospital de Base em Porto Velho, totalmente custeada pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

“Hoje realizamos o primeiro tratamento endovascular de aneurisma do SUS pelo INAO, no HB! O INAO com isso está atuando em praticamente todas as áreas da Neurocirugia: trauma, pediátrica, coluna, tumores, vascular, endovascular e funcional e nervos periféricos”, comemorou Dr. Bruno Lobo.

Um aneurisma cerebral é uma área frágil na parede de um vaso sanguíneo no cérebro, que faz com que o vaso forme uma protuberância ou aumente de tamanho, geralmente formando um “balãozinho” para fora do vaso.

Uma pessoa pode ter um aneurisma cerebral sem apresentar sintomas. Nesses casos, a doença só é identificada quando a pessoa passa por uma ressonância magnética, uma tomografia computadorizada por algum outro motivo, ou quando já houve uma ruptura e se tornou um caso de emergência médica.

O procedimento endovascular é feito através da punção de uma artéria do corpo, em geral a artéria femoral, que fica localizada na região da virilha. Através desta artéria são introduzidos cateteres até a região afetada do cérebro e realizado o fechamento do aneurisma sem a necessidade de abrir o crânio do paciente.

Posts Em Destaque