Crianças podem ter pressão alta?


Sim. Crianças também podem ser hipertensas. Como a elevação da pressão arterial pode começar silenciosamente, sem nenhum sinal ou sintoma associado, vale a pergunta: quando se preocupar com a pressão arterial das crianças? Quando fazer a primeira aferição?

Importante saber: crianças devem ter sua pressão arterial aferida a partir dos 3 anos de idade, pelo menos uma vez por ano.

O manguito utilizado para a aferição da pressão em crianças é menor que os dos adultos. Há vários tamanhos, que precisam se adequar aos bracinhos que vão crescendo. Os valores de referência da pressão arterial nas crianças também variam com as idades e há tabelas específicas para avaliar corretamente se a pressão da criança está normal.

Nos adultos, a causa da elevação da pressão arterial nem sempre é conhecida. É o que chamamos de hipertensão essencial.

Nas crianças, por outro lado, a pressão elevada normalmente é sintoma de alguma outra doença nos sistemas renal, cardiovascular, pulmonar ou endócrino. Por isso, merece sempre uma investigação maior para que se possa detectar a causa e orientar corretamente o tratamento.

A Organização Mundial de Saúde aponta que devem existir atualmente no mundo aproximadamente 1 bilhão de pessoas hipertensas. No Brasil, o Ministério da Saúde observa que 35% da população adulta deve ser hipertensa e – mais grave ainda- metade destas pessoas desconhece que tem a pressão arterial elevada.

Sabemos claramente que o estilo de vida pode influenciar os níveis pressóricos de todos, crianças inclusive. Por isso, não custa lembrar que uma alimentação saudável e com pouco sal é fundamental em todas as fases da vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852