Dr. Johnathan Parreira realiza cirurgia inédita em RO

Procedimento minimamente invasivo realizado no HB corrigiu lesão em vaso intracraniano que causava paralisia ocular

O Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental (INAO) comemorou esta semana o sucesso de mais uma cirurgia inédita realizada pelo SUS em Rondônia. A equipe chefiada pelo Dr. Johnathan Parreira realizou pela primeira vez no Hospital de Base tratamento endovascular de fístula carótido cavernosa, tipo A de Barrow.

A paciente de 33 anos havia sofrido um acidente de trânsito que resultou em lesão de um importante vaso intracraniano. Essa lesão causou uma comunicação anormal (fístula) com os vasos responsáveis pela nutrição do globo ocular direito, causando aumento da pressão intraocular, paralisia do olho, vermelhidão acentuada, inchaço e propulsão do olho para fora da cavidade ocular.

“Optamos por uma modalidade de tratamento minimamente invasiva, sem cortes e abertura do crânio, por via endovascular, realizado por cateteres introduzidos através de vasos da região inguinal, ou seja, na virilha da paciente”, explica Dr. Johnathan.

A paciente deu entrada no pronto-socorro do Hospital João Paulo II, sendo encaminhada para o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, onde o serviço de neurocirurgia, sob a responsabilidade do INAO, programou o tratamento da lesão.

O tratamento endovascular, sem necessidade de abertura do crânio, possibilitou uma rápida recuperação. A paciente apresentou melhora importante do quadro ocular já nas primeiras 24 horas após a cirurgia.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852