Dorme a noite toda, mas está sempre cansado? Pode ser insônia!

A insônia de manutenção ocorre quando a pessoa acorda várias vezes à noite por um período curto, cerca de 30 segundos, e nem percebe.

Sofrer com insônia não é só ter dificuldade para pegar no sono ou acordar no meio da madrugada e não conseguir mais dormir. O problema também pode ser caracterizado diversos despertares durante a noite e, por mais que as curtas aberturas de olho possam parecer inofensivas, elas são perigosas para a saúde.

Chamada de insônia de manutenção, além de provocar cansaço e irritação, ela está relacionada a um risco maior de desenvolver problemas no coração, diabetes tipo 2, depressão, ansiedade e até diferentes demências, especialmente o Alzheimer.

É claro que um dia ou outro que você acorda no meio da noite por causa de um cachorro latindo na rua ou de um pesadelo é normal. Mas quando esse despertar começa a atrapalhar com frequência a qualidade do seu sono e a sua vida, é hora de rever alguns hábitos antes de dormir ou até procurar um médico especialista.

A principal causa da insônia de manutenção é o ambiente inadequado. Morar em uma rua movimentada, com ônibus passando toda hora, ter um vizinho barulhento ou cachorro que pede comida de madrugada e dormir com alguma luz acesa são alguns dos motivos para acordar diversas vezes à noite.

Mas os despertares noturnos também podem ocorrer por estresse e ansiedade, por causa de uma reunião importante no trabalho, preocupações com os boletos ou a expectativa causada por alguma viagem que está por vir. Além disso, a depressão e a bipolaridade também têm relação com acordar várias vezes à noite.

Se você acha que pode sofrer qualquer tio de insônia, procure seu médico para uma avaliação.

Posts Em Destaque