Dra. Marisa Marques é destaque em matéria do Governo de Rondônia

01/11/2019

Neurologista do INAO falou sobre os impactos do AVC na saúde do homem, como parte da campanha "Novembro Azul".

 

 

A campanha “Novembro Azul” iniciou e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) tem como estratégia principal a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doenças que atingem o homem rondoniense. Além do enfarto, a reportagem abordou a o AVC, e entrevistou a Neurologista do INAo Marisa Marques. Confira abaixo um trecho da matéria e o link para o texto completo:

 

"O AVC  é a segunda causa de incapacidade em que o paciente não retorna ao trabalho no Brasil", explica a neurologista clínica Marisa Marques de Oliveira, que atende na Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho.

 

“A gente sabe que o AVC é sempre secundário a alguma doença que o paciente tem e não trata adequadamente, a hipertensão e diabete Mellituss, lógico que existem os fatores em que não podemos modificar como idade e a predisposição, sendo a maioria modificáveis relacionada aos hábitos como sedentarismo, má alimentação e tabagismo”.

 

De acordo com a médica, quando o paciente chega para a consulta, muitas vezes está com hipertensão de classe dois pra três ou, até mesmo, já teve algum AVC com comprometimento de força e locomoção. 

 

Entre os sintomas estão a perda de força ou sensibilidade, e quando é extenso, muitas vezes o paciente não mais recupera a capacidade, podendo até mesmo ficar cadeirante.

 

Existem dois tipos de acidente vascular cerebral; o isquêmico, quando uma artéria no cérebro é obstruída, muito relacionado as doenças de base. E o AVC hemorrágico, é causado pela ruptura de um vaso sanguíneo, mais relacionado a outros fatores com má formação ou aneurisma.

 

http://www.rondonia.ro.gov.br/em-rondonia-doencas-do-coracao-e-tumores-sao-as-principais-causas-de-morte-entre-homens/

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Crianças podem sofrer de ansiedade devido à pandemia

June 1, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852