Especialistas do INAO participam do I Simpósio Online Sobre Doenças Cerebrovasculares

23/07/2020

 

Através de iniciativa da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia de Rondônia (LANEURO), especialistas do Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia Ocidental – INAO foram convidados a participarem do I Simpósio Online Sobre Doenças Cerebrovasculares. Com o objetivo de atualização médica-científica ministrado por especialistas sobre o tema para estudantes e profissionais da área da saúde, e demais interessados, com certificação pela academia brasileira de neurocirurgia e pelo conselho regional de medicina de Rondônia.

No primeiro dia de evento (15/07), aconteceram três palestras, com os temas: “Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Hemorrágico”; ministrado pela Dra. Marcia Polin, a segunda foi com Dr. Leonardo Condé, falando sobre: “Aneurisma: do Conceito aos Principais Manejos”,  e a terceira foi pelo Dr. André Giacomelli , falando sobre as “Técnicas de Tratamento dos Aneurismas Cerebrais: Cirúrgico/ Endovascular”.

 

A neurologista Dra. Marcia Polin, com especialidade em neurovascular,  enfatizou num tema extremamente importante que é o AVC – Acidente Vascular Cerebral, que de acordo a especialista, mais de 100 mil brasileiros morrem da doença por ano, sendo que 90% das mortes ocorrem após os 50 anos, 70% das pessoas não conseguem retornar suas atividades normais e 30% precisam de auxilio para caminhar após o AVC.

“nos últimos anos, com a evolução da medicina e os cuidados com que a população vem tendo, o Brasil conseguiu diminuir esse número, porém ainda é a segunda causa de mortalidade, o que já chegou a liderar a causa de morte no nosso País, e as estatísticas mostram que, um em cada quatro pessoas terá um AVC ao longo da vida, e não deixe que seja você, porque o Avc tem prevenção, controlando alguns fatores de riscos, com hipertensão, sedentarismo, dieta adequada, manter o peso adequado, entre outros, sendo assim 90% serão evitados”, destacou a especialista, durante o simpósio.

 

  

Já no segundo dia (16/07) aconteceram duas palestras, a primeira ministrada pela Dra. Vanessa Coelho, e pelo Dr. Felipe Pacheco falando sobre os “Aspectos da Imagem no Acidente Vascular Encefálico”, e a segunda foi com o Dr. André Motta, falando sobre “Abordagem Cirúrgica do AVE e Doenças Vasculares da Medula”.

 

O neurocirurgião, André Motta, também do INAO, destacou a evolução e o crescimento da saúde no estado de Rondônia. “Nosso grupo chegou aqui há 11anos, Rondônia era um “vazio”, pessoas para se tratarem teriam que ir para outros estados, não tínhamos estrutura para trabalharmos e nem equipamentos adequados, felizmente de uma década pra cá, tivemos uma grande mudança, principalmente no tratamento das doenças neurológicas, esse crescimento  não foi somente na rede privada, foi também na rede pública, que vem sendo ampliando e melhorado cada vez mais”, destacou Dr. André Motta.

 

 

Durante sua aula o neurocirurgião falou do Acidente Vascular Encefálico, que é terceira maior causa de óbito no mundo, sendo 80% de origem isquêmica, 20% hemorrágico, destacou também a importante da graduação na parte clinica. “Antes de ser cirurgião, tem que saber dá o diagnostico, indicar as condutas, conduzir o caso até chegar ao especialista para realizar a cirurgia ou tratamento, vamos focar essa aula para os alunos da graduação, da parte clinica e ilustrando o tratamento”, disse o especialista.

O evento contou com mais de 2mil inscritos, em três dias teve mais de nove mil visualizações no Youtube, no curso que ficou disponível na plataforma.

 

“Nós consideramos que foi muito importante esse evento, visto que os inscritos foram desde médicos até acadêmicos de medicina, contou também com participantes da equipe multiprofissional como enfermeiros assistentes sociais nutricionista, fonoaudiólogos, psicólogos, enfim toda equipe que se envolve no tratamento das doenças cérebros vasculares esteve presente, um evento realmente de um ganho científico para todos que participaram”, destacou a Dra. Marcia Polin.

 

 “Nós da LANEURO agradecemos aos participantes pela confiança no I Simpósio Online que realizamos, o qual tomou uma proporção inimaginável por nós. Ficamos felizes pelo apoio de cada inscrito, pois as sugestões iniciais foram fundamentais para melhorarmos ainda mais a preparação do evento”. 

Please reload

Posts Em Destaque

Crianças podem sofrer de ansiedade devido à pandemia

June 1, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852