Dr. Letfalah faz alerta a pessoas contraindicadas para vacina contra o sarampo

30/07/2018

Pacientes que fazem uso de medicações imunossupressoras não devem se vacinar

 O Ministério da Saúde convocou a população para uma campanha de vacinação contra o sarampo, mas nem todas as pessoas vão poder participar. Dr. Letfalah Perez Badra, neurologista do INAO, alerta que infelizmente os pacientes que fazem uso de medicações imunomoduladoras ou imunossupressoras não podem tomar a vacina contra o sarampo.

 

“Pacientes com esclerose múltipla, com neuromielite óptica, miastenia gravis, dentre outras doenças, que fazem tratamento de longo prazo com medicações que modulam a reação imunológica do organismo, não podem tomar a vacina”, alerta o médico.

 

Isso acontece porque a vacina é produzida com o vírus da doença ainda ativo, para que o organismo de cada pessoa produza anticorpos contra a doença. Entretanto, os pacientes que fazem uso deste tipo de medicação possuem o sistema imunológico debilitado, com sérios riscos de não conseguir reagir à vacina e acabar contraindo a infecção que se pretendia evitar.

 

Também não é aconselhável suspender a medicação para tomar a vacina, pois isso pode comprometer o tratamento e levar a uma crise da doença tratada. “Infelizmente essas pessoas não poderão tomar a vacina em hipótese nenhuma. Em caso de dúvidas, sugiro a cada paciente que procure seu médico para se informar sobre a melhor conduta a ser adotada”, ressalta.

 

Campanha de vacinação

 

É importante destacar que esta contraindicação é uma exceção, e que é imprescindível que toda a população tome a vacina contra o sarampo, pois é a única forma de combate à doença. Depois de décadas com o vírus praticamente erradicado, o Brasil registra em 2018 um surto de sarampo, com mais de 800 casos registrados, principalmente no Amazonas e em Roraima, com ao menos uma morte já registrada.

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será de 6 a 31 de agosto, com o chamado “Dia D de Mobilização Nacional” agendado para 18 de agosto. Todas as crianças com idade entre 1 ano e 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde – mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. Adolescentes e adultos até 49 anos também devem se vacinar.

 

Em Rondônia, como já houve um caso de sarampo registrado, a campanha foi antecipada e desde 09 de julho os postos de saúde já estão aplicando a vacina.

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Crianças podem sofrer de ansiedade devido à pandemia

June 1, 2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852