INAO patrocina 2º Curso de Cirurgia de Base de Crânio

Treinamento “hads-on” foi realizado na Beneficência Portuguesa, em São Paulo

Entre os dias 10 e 14 de outubro de 2018, ocorreu, no laboratório de Microcirurgia da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Curso Prático: Cirurgia de Base de Crânio para Tumores e Aneurismas Cerebrais. O curso contou com a tutoria do Prof. Dr. Evandro de Oliveira, do Prof. Dr. Vicent Quilis (Espanha) e do Prof. Dr. Wen Hung Tzu.

Cada participante teve a oportunidade de realizar os vários acessos “hands-on”, sendo orientado pelos preceptores. O curso foi marcado pela avidez e participação intensa dos inscritos, uma paixão pelo aprendizado estampada em cada feição durante as sessões tira dúvidas.

O evento não seria possível sem a generosidade da doação do trâmite de importação das peças anatômicas, realizada pelo Instituto de Neurologia e Neurocirurgia da Amazônia Ocidental (INAO), representado pelo Dr. Bruno Lobo (exfellow do laboratório).

Não bastasse a generosidade da doação para o laboratório, o instituto ainda presenteou cada participante com uma touca cirúrgica, como pode ser visto na figura 5, em que o Dr. Mateus Neto, coordenador do laboratório de Microcirurgia, orienta o Dr. Vítor Hugo Honorato Pereira (residente do 4º ano da Santa Casa de Ribeirão Preto), o Dr. Daniel Fonseca Oliveira (residente do 4º ano da Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e o Dr. Diogo Fabrício de Melo (residente do 5º ano do Hospital Heliópolis).

Ao final do curso, esses residentes receberam nota 10 do Dr. Evandro ao avaliar o acesso ao seio cavernoso realizado por eles; certamente, eles ganharam o dia.

Um dos momentos mais aguardados pelos participantes, foi a dissecção e aula do Prof. Dr. Evandro de Oliveira. O Dr. Evandro frisou a importância de se criar no laboratório as condições ideais e similares ao ambiente cirúrgico, com a utilização de instrumentais semelhantes. Durante toda a demonstração, o Dr. Evandro fez perguntas desafiadores, estimulando e sedimentando o aprendizado do conhecimento da anatomia microcirúrgica entre os presentes.

O resultado não podia ser outro, o curso arrancou elogios e agradecimento dos participantes das mais variadas idades e origens. Um dos participantes chegou a agradecer dizendo que tentava há 4 anos se inscrever para um curso no laboratório de Microcirurgia da BP e que estava extremamente feliz por ter conseguido dessa vez.

O próximo curso, organizado pelo Dr. Evandro de Oliveira, nos moldes dos realizados no Brasil, será o “Microsurgical Approaches to Aneurysms and Skull Base Diseases 2018” que acontecerá no recém-inaugurado laboratório de Microcirurgia da Mayo Clinic, Jacksonville – FL – USA.

Posts Em Destaque