Saiba como identificar os sinais de um derrame cerebral (AVC)


O dia 29 de outubro é o dia mundial de combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e tem como foco a prevenção. A neurologista, Márcia Alves Moura, do Instituto de Neurocirurgia e Neurologia da Amazônia (Inao) explica que o Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como "derrame", é a segunda maior causa de mortes no mundo e a primeira em causa de incapacidade.


O AVC pode acometer uma a cada quatro pessoas em idade adulta durante a vida. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta principalmente para a prevenção.

“Além de afetar o paciente o acidente vascular também acaba afetando a família quando esse paciente tem sequelas as vezes irreversíveis. A prevenção existe e pode evitar até 90% dos casos reduzindo os fatores de risco, como o tabagismo, consumo de álcool, má alimentação e sedentarismo.” Ressalta a neurologista.


De acordo com a especialista o reconhecimento dos sinais de alerta precocemente também é importante para reduzir as chances de sequelas motoras, como paralisação dos movimentos ou dificuldades para andar e falar, por exemplo.


“Em qualquer um desses sinais que seguem a abreviação do SAMU a pessoa ou familiar deve imediatamente procurar um atendimento de saúde.”


São eles:

Sorria: Peça para a pessoa dar um sorriso, caso um dos lados da face entorte ou paralise, é provável que seja um AVC;

Abrace: Veja se a pessoa consegue levantar os dois braços, se um deles cair, pode ser outro sintoma;

Música: Incentive a pessoa a repetir uma frase de uma música preferida, se ela não conseguir pronunciar corretamente, pode ser mais uma indicação da doença;

Urgente: Caso tenha identificado alguns dos sintomas, busque ajuda de um profissional médico imediatamente em uma unidade de saúde ou ligue 192.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

Porto Velho: Rua Rafael Vaz e Silva, 1663, N. Senhora das Graças, Porto Velho - RO, CEP: 76804-140

Rio Branco: Rua Hugo Carneiro, 725 - 1ª sala 678, Bairro Bosque, CEP: 69.900-550. Fones: (68) 3222-7900 / 99917-8852